Início > Informação/noticia > A fidelidade e a multa contratual pela rescisão para quem paga Tv por assinatura – 18/03/2012

A fidelidade e a multa contratual pela rescisão para quem paga Tv por assinatura – 18/03/2012

As operadoras agem com total desrespeito aos assinantes de TV 

Não quero discutir aqui muito do ponto de vista legal. Para resumir, um contrato comum é de livre manifestação das partes, mas no caso dos contratos de adesão, como os de TV por assinatura, cabe o assinante a escolher se vai aceitar o que ali está imposto ou não. Aceitando, terá duas opções na hora de

rescindir o contrato: ou paga as multas que foram impostas lá no inicio, ou então discute na justiça se aquela clausula que assinou fere a Lei ou não.

É lícito cobre uma multa quando o assinante desiste no meio do contrato? Sim é. Principalmente nos casos em que há isenção de instalação, aparelhos, adesão e equipamentos. Caso o assinante já seja proprietário de tudo isso, tenha pago pela instalação e adesão, a situação já é bastaaante diferente.
OK. Mas por que cobram essa multa?
Já pensei bastante sobre isso do ponto de vista comercial. É obvio que quanto mais se dificulte a saída de um assinante, melhor será para a empresa. Ela receberá mais mensalidades, contará com um número de assinantes que só irá crescer e ainda terá a oportunidade de mudar a opinião do assinante que estava louco para sair.
Mas ultimamente venho mudando minha opinião. Acho que além do que falei acima, outra coisa pesa muito: o assinante brasileiro NÃO SABE O QUE QUER.
O que penso sobre o tema:

Já venho criticando a postura de muitos tipos de assinantes aqui no blog e identificando os problemas que são gerados por essa minoria. São pessoas que sonham noite e dia com canais novos (cujo os quais assistirá uma ou duas vezes depois que estrearem) e que criaram um movimento bastante interessante: o da troca de operadora por QUALQUER MOTIVO.
A confusão que o canal Fox Sports causou ilustrou bem isso. Assinantes irados tentaram colocar a falta do canal como motivo de rescisão gratuita de contrato. Outros apenas mudaram de operadora, indo para pacotes mais caros e inferiores apenas por conta do canal. Os mais radicais mudaram de operadora e pagaram as multas. E um quarto grupo ainda, assinava SKY, foi para uma OI TV, e agora voltou para a SKY, pagando as multas.
O dinheiro é de cada um, e é o assinante que sabe o que faz da sua vida. Mas acho que chega a hora de colocarmos algumas coisas no lugar: será justa a impaciência que se desenvolve nos assinantes que não conseguem aguardar UM CANAL?
Será que a operadora tem que deixar o assinante ir e vir como as operadoras de celular fazem hoje em dia?
Antes que atirem os tomates, quero deixar claro que sou a favor de que as operadoras devem prender seus clientes oferecendo canais, atendimento e serviços de qualidade, e não aplicando multas desestimuladores. Só que por outro lado, existem assinantes e assinantes. Se não existisse multa, muitos passariam a migrar de operadora em operadora, de acordo com os descontos de cada uma. Aqui não é tão simples quanto jogar um chip de celular fora e comprar outro. Tem apontamento de antena, cadastro em sistema, liberação do cartão, outros passos da instalação…

Acho que chega a hora de rever nossa postura. Clientes fidelizados a sua operadora, seja qual for, será sempre melhor ouvido do que um cliente recente. Se passarmos a trocar mensalmente de serviço, logo teremos um serviço de qualidade ainda pior, empresas vão sumir ou se fundir, e o preço irá subir. É o que menos precisamos em tempos tão ruins da TV por assinatura no Brasil.

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: