Início > Informação/noticia > SKY e seu sistema de Transmissão com novos canais na grade – 05/04/2012

SKY e seu sistema de Transmissão com novos canais na grade – 05/04/2012

Os sistemas de transmissão
Como muitos sabem, os satélites possuem uma capacidade máxima de transmissão e armazenamento de dados. Cada canal ocupa determinado espaço e um dia ele acaba. Pois bem, o atual sistema utilizado pela SKY e pela maioria (menos a nova GVT TV) é o DVB-S, onde os canais são codificados em mepg-2. Na prática esse sistema faz com que os canais ocupem muito mais espaço do que os atuais, consumindo uma grande banda do satélite.
Isso fez com que tanto a SKY quanto as outras, mesmo que via cabo,comprimissem seus canais, diminuindo a qualidade de imagem e som, tudo para aumentar a quantia ofertada. Há cerca de 2 anos a SKY voltou seu foco para a alta definição, lançando novos receptores compatíveis com o novo sistema de codificação. De lá para cá todos os esforços em trazer canais novos foram voltados ao padrão dvb-s2/mepg 4, os quais apenas os novos receptores hd são capazes de receber e reproduzir. A substituição justifica-se tanto pela modernização da tv por assinatura em si, mas também pela economia de espaço que é igual à mais canais e aumento da qualidade de som e imagem (menor compactação necessária).
A retirada de canais e poucas novidades
Nesse meio tempo nenhum canal relevante em SD (qualidade normal) foi adicionado. Muito pelo contrário. No ano passado vários canais começaram à ser tirados da grade, uns por vontade da operadora, outros porque deixaram de existir, casos de CNT, Management Tv e Rush Tv (veja sobre isso aqui e aqui). 
Os assinantes Sky sd tiveram mais algumas perdas no começo do ano. A operadora começou enfim a migrar seus canais do antigo sistema para o Dvb-s2, ou seja, mesmo os canais que hoje não possuem versão HD só ficarão disponíveis para os assinates com os novos receptores. Ainda não se sabe se receptores não-hd serão lançados para pacotes mais baratos, mas ao que tudo indica isso não irá ocorrer.
Os primeiros canais com codificação alterada foram o Golf Channel, o BBC News e o Bloomberg (veja nossa matéria aqui)
O crescimento da concorrência
Portanto os assinantes com os receptores antigos não tiveram novas opções de canais, mesmo após muitos pedidos e manifestos na internet e pelo telefone. Para piorar a operadora viu tanto Via Embratel, quanto GVT TV e OI TV crescerem e aumentarem sua oferta, tanto em canais comuns quanto em HD. Hoje a exclusividade de canais na operadora é muito pequena, se resumindo à cerca de 5 HDs e 4 canais SD (excluíndo-se os canais de vendas, veja sobre a exclusividadeaqui).
As promessas da Sky para 2012

No segundo semestre de 2012 promessas foram feitas aos seus assinantes:negociação com novos canais, novos pacotes e novos serviços, como a internet 4g. Agora no começo do ano os novos folders promocionais já foram impressos e começaram à ser distríbuidos, porém sem nenhuma novidade quanto a canais. Óbviamente que não será isso que irá impedir a entrada de novidades.

Os novos canais Sky 2012, pacotes e mudanças
Já no começo de fevereiro os assinantes hd Sky tiveram a entrada do canal Off por exemplo. Mesmo com cerca de 2 meses de atraso o canal foi incluído.

Outra novidade que não é tão nova assim foi a inclusão do canal Comedy Central Brasil na Sky. Nãqo é tão nova porque a Sky já havia lutado pelo canal há alguns anos, porém só agora, com a vinda oficial para o Brasil a inclusão foi possível. Outro fator interessante é que para incluir o novo canal foi realizada uma troca: o VH1 Megahits deixou de existir na Sky.

Na Via Embratel o canal segue sendo transmitido normalmente, o que indica que talvez não seja extinto como antes doi anunciado.

O caso Fox Sports na Sky (e Net)
Outra novela que não irei comentar aqui, pois o assuntos já foi tratado em diversos tópicos (dê uma navegada aqui no blog ou use nossa busca acima) é a da entrada da Fox Sports na Sky. O polêmico tema envolve questões políticas e problemas de bastidores. Até o presente momento não há nenhuma certeza se o canal será ou não disponibilizado para os assinantes, muito menos há qualquer previsão.
Os assinantes estão preocupados e cautelosos com o tema, pois a disponibilização do sinal do canal em HD poderia facilitar as coisas, uma vez que a operadora não quer mais incluir canais SD e não parece querer retirar o Speed Channel de sua grade.
Mais novidades
De novidades boas os assinantes hd podem esperar pelo Cartoon Network, FX HD e quais mais HDs relevantes forem sendo disponiblizados durante o ano. Nesse quesito a operadora não costuma descepicionar e deve tentar manter a supremacia no setor.
Outro fator descivo será a mudança de todos gradual de todos os canais para Dvb-s2. Se canais menos relevantes foram retirados, aos poucos outros mais importantes seguirão esse rumo. Ainda não se sabe como ficarão os assinantes que ainda não tem o receptor hd. É preciso aguardar para ver como a troca será feita.
Quando todos os canais forem migrados, espaço no satélite deverá ser um problema menos. Canais SD com versões em HD simulcast (que transmitem programação idêntica) deverão ser eliminados, à exemplo do que faz a GVT TV hoje. Canais tão pedidos como o Tooncast, Discovery Science e Civilization entre outros, poderão surgir, mesmo que em versõs SD. A realidade que isso deve demorar e muito para ocorrer ainda.
Outros canais que devem chegar ao natural são os do grupor Globosat, proprietários da operadora. No quesito se encaixam os canais Gloob e GBN, de desenhos para crianças de 1 a 7 anos e corporativo respectivamente.
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: