Início > INFORMAÇÂO > Anatel obriga operadoras a disponibilizarem canais abertos – 20/04/2012

Anatel obriga operadoras a disponibilizarem canais abertos – 20/04/2012

As operadoras de televisão por assinatura serão em breve obrigadas a distribuírem o sinal dos canais fechados em seus pacotes.

A prática não é nova e é presente em todas as operadoras. Basicamente o que muda é a vedação à escolha de quais canais seriam disponibilizados em detrimentos de outros. A notícia não é nova: foi vinculada no início de abril, mas vem à tona com a possibilidade de canais sendo incluídos na
operadora já em maio 

Ainda não há nenhuma certeza sobre a forma que a Lei será aplicada (ou se de fato será). Operadoras como a gigante SKY reclamam da falta de espaço em seu satélite há anos, deixando de incluir canais que seriam economicamente viáveis por conta desse fato.
Apenas com um novo satélite a operadora daria conta. Mas outros problemas existem, como a enorme quantidade de canais interessados em ingressar nesse tipo de transmissão e pior, a gratuidade obrigatória do serviço.
A ULBRA TV seria extremamente bem vinda pelos fãs de animes

Quem mora em grandes cidades não possui muito interesse nos canais abertos, pois pode capta-los com uma antena comum e facilmente. Talvez a nova lei agrade quem mora em regiões distantes e gostam de tais canais, porém jamais teriam sua programação local, devido as menores transmissoras não serem abrangidas.
Canais como a Rede Globo, SBT e Record estão em todas as operadoras, sendo que a rede global tem mais de 15 canais diferentes (de cidades diferentes) nas grades de SKY e Claro TV. Os canais ocupam espaço da mesma forma que os canais fechados e apenas 1 versão da mesma emissora é exibida por cidade.

Se para uns é puro disperdicio e absurdo, para outros é motivo de comemoração: alguns canais são bem vindos para alguns segmentos de usuários, como a Record News na SKY e a MTV Brasil em quase todas as operadoras. Só para citar alguns exemplos, existem també canais religiosos abertos e outros canais mais regionalizados, como a Ulbra TV, que seria de interesse de muitos usuários.

Como resposta a tal determinação, a MTV Brasil já abandonou as transmissões que faziam através da banda C dos satélites (antena parabólica telada), dando lugar à um novo canal chamado BRZ, também da Abril. Como resposta ao feito, afirmaram:

 “No dia 26 de março, a Anatel regulamentou o must carry (resolução 581 da Anatel). Com isso os canais abertos serão carregados por todas as operadoras de TV por assinatura. Assim, com a sua distribuição nacional garantida, a MTV decidiu sair da parabólica e criar um novo canal.”

Vamos ver como o mercado e as operadoras irão reagir à respeito das novas determinações.

Categorias:INFORMAÇÂO
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: