Início > NOTICIAS > CPqD libera aplicações e componentes de software para TV interativa – portal Azbox – 18/05/2012

CPqD libera aplicações e componentes de software para TV interativa – portal Azbox – 18/05/2012

O CPqD disponibilizou para download a terceira leva de aplicações e componentes de software para TV digital interativa baseada na plataforma Ginga. Os programas, que podem ser baixados gratuitamente, são resultado do projeto Serviços Multiplataforma de TV Interativa (SMTVI) do CPqD, que conta com o apoio do Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações (Funttel), do Ministério das Comunicações.
O objetivo do projeto é contribuir para o fortalecimento da TV digital, por meio da oferta de novos serviços eletrônicos e aplicações interativas à população. O CPqD coloca à disposição dos interessados não só as aplicações já desenvolvidas para o Ginga – com base nos padrões do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre – como também os códigos dos programas, a documentação, manuais de instalação, ferramenta de autoria e, ainda, uma biblioteca de componentes de software destinada a facilitar o desenvolvimento de outras aplicações para TV interativa, utilizando conceitos de orientação a objetos.
Nesta última fase de entrega, estão disponíveis para download as seguintes aplicações:
  • Inclua Saúde – permite marcar consultas em postos de saúde, para o usuário e seus dependentes, utilizando o controle remoto do aparelho de TV digital interativa.
  • Chat (bate papo) na TV – por meio dessa aplicação, dois usuários podem trocar mensagens instantâneas utilizando a TV interativa. Permite que o usuário crie um perfil com apelido e foto, gerencie sua lista de amigos e envie convites para um amigo fazer parte de sua lista.
  • Comércio na TV – aplicação destinada ao anúncio, busca (por categoria ou palavra-chave) e compra de produtos pela TV interativa. Permite também fazer perguntas ao vendedor e gerenciar créditos para compra de produtos.
  • Jogos – são cinco jogos populares – Damas, Cobrinha, Campo Minado, Fantasmas e Memória -, com regras fáceis e adequados ao uso em TV, pelo controle remoto.
Além desses programas, o CPqD também está colocando à disposição dos interessados uma série de recomendações de usabilidade e de segurança para o desenvolvimento de aplicações para TV digital interativa baseada em Ginga. Todos podem ser baixados pelos sites do CPqD ou do Ministério das Comunicações, onde também estão disponíveis as outras aplicações desenvolvidas dentro do projeto SMTVI (Previdência Fácil, Procura Emprego, Notícias, Clima), bem como a biblioteca de componentes de software e a ferramenta de autoria para o desenvolvimento de novos aplicativos em Ginga. Juntos, eles tiveram 1.020 downloads, no período de dois meses.
Categorias:NOTICIAS
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: