Início > INFORMAÇÂO > NHK EVOLUÇÃO EM ALTA DEFINIÇÃO TECNOLOGIA UHDV – PORTAL AZBOX – 24/05/2012

NHK EVOLUÇÃO EM ALTA DEFINIÇÃO TECNOLOGIA UHDV – PORTAL AZBOX – 24/05/2012

Desde que a empresa japonesa NHK anunciou o projeto de desenvolver a Ultra Alta Definição (UHDTV), um dos principais obstáculos era como lidar com a vasta quantidade de informação disponível atualmente.
A tecnologia UHDV proporciona uma imagem cuja resolução é 16 vezes maior do que a alta definição (1920 × 1080), e até 75 vezes maior do que a PAL (768 × 576). Tem mais de 4000 linhas horizontais, e uma resolução de 7680 × 4320, ou seja, 33 milhões de pixels, em comparação com as 1080 linhas de HDTV e 2 milhões de pixels.

Constance Evolução

Dada a sua natureza experimental, a NHK teve que construir o equipamento a partir do zero. Em uma demonstração em setembro de 2003, utilizaram uma bateria de 16 gravadores de HDTV para poder capturar o sinal de teste (que durou 18 minutos).
A câmera utilizada foi construída a partir de 4 CCD de 64 milímetros cada, com uma resolução total de 3840 × 2160. A partir desta resolução, utilizaram o pixel shifting (pixel shift) para aumentar a imagem capturada para 7680 x 4320,1. O sistema foi demonstrado pela primeira vez na Expo 2005 de Aichi (Japão) e na NAB e IBC desde 2006.
Esta semana, a NHK deu um passo gigante para obter um sinal 8K transmitido através de redes digitais em UHF. O experimento foi realizado através da emissão em uma distância de 4,2 km em Tóquio, e empregou vários canais de transmissão com a tecnologia MIMO
Em fevereiro, a emissora japonesa anunciou ter desenvolvido um sensor capaz de gravar 8 K a 120 fps, enquanto em abril mostrou uma tela de 145 polegadas, desenvolvido em conjunto com a Panasonic, com resolução 8K.

Reduzindo o tamanho

Aqueles que participaram ao longo dos últimos anos das demonstrações da Ultra Alta Definição ficaram surpresos com o tamanho alcançando pelos primeiros protótipos de câmeras para este formato.
Agora, a NHK conseguiu reduzir a parte eletrônica e otimizar o processamento de sinais para criar um protótipo de câmera de tamanho semelhante a qualquer equipamento ENG, pesando cerca de 4 quilos.

Categorias:INFORMAÇÂO
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: