Início > INFORMAÇÂO > Apex-Brasil e a ABPITV assinaram nesta quarta-feira, a renovação de convênio do programa Brazilian TV Producers (BTVP) – 09/06/2012

Apex-Brasil e a ABPITV assinaram nesta quarta-feira, a renovação de convênio do programa Brazilian TV Producers (BTVP) – 09/06/2012

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a ABPITV assinaram nesta quarta-feira (29), a renovação de convênio do programa Brazilian TV Producers (BTVP), projeto setorial do complexo de Economia Criativa e serviços da agência. Estiveram presentes o presidente da Apex-Brasil, Mauricio Borges, o gestor do projeto BTVP Bruno Amado, Rogério Bellini, Diretor de Negócios da Apex e o presidente da ABPITV, Marco Altberg, além de jornalistas convidados.

O convênio irá destinar cerca de R$ 5 milhões para a realização de ações promocionais no exterior, levando programas com conteúdo brasileiro a outros países e estimulando projetos de coprodução internacional. Em 2011, o BTVP superou sua meta de negócios e movimentou R$25 milhões.
Marco salientou que este foi o primeiro projeto de serviços da Apex, o mais antigo na área audiovisual, que nasceu em um momento de as oportunidades para a TV no Brasil ainda não eram favoráveis. “Por meio do BTVP pode-se buscar nos mercados internacionais modelos de negócios que poderiam ser aplicados no Brasil. O programa deu início a importantes coproduções de séries de TV”, afirmou.
Bellini afirmou que a ação internacional no setor traz competitividade e isso acarreta em uma melhora na qualidade dos serviços. “Os resultados hoje são muito positivos, favorecendo o surgimento de novas empresas e o Brasil tem uma exposição internacional favorosa. Certamente o audiovisual e o setor da economia criativa contribuiu para isso”.
O BTVP atua em diversos eventos internacionais, como MIPTVP, MIPCOM, Realscreen, Kidscreeen, dando suporte para a participação do produtor brasileiro. Em sete anos de projeto, já promoveu mais de 75 ações em diferentes países, como Canadá, Estados Unidos, Espanha, França, entre outros, que resultaram em aproximadamente 7.000 reuniões de negócios.
Segundo o estudo “A Cadeia da Indústria Criativa no Brasil”, lançado pela FIRJAN, o peso da cadeia da indústria criativa no PIB pode chegar a 18,2%, o equivale a R$ 667 bilhões. O mercado mundial de produção independente para televisão é avaliado em US$ 450 bilhões e a participação brasileira representa apenas 1%. Um dos objetivos do BTVP é capacitar empresas brasileiras para o mercado internacional e aumentar essa participação na economia mundial, crescendo o número de empresas exportadoras do setor.

Categorias:INFORMAÇÂO
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: