Início > NOTICIAS > Nasa mostra toda devastação da amazonas em seus video

Nasa mostra toda devastação da amazonas em seus video

Imagens da Nasa mostram que o desmatamento em Rondônia de 1975 a 2012 seguiu o padrão ‘espinha de peixe’, de maior impacto sobre a biodiversidade 

 

Desmatamento: as imagens foram feitas pelos satélites do Landsat, o mais duradouro programa de observação da Terra

São Paulo – A NASA, a agência espacial americana, divulgou um vídeo que registra o intenso desmatamento da Amazônia no estado de Rondônia entre 1975 e 2012. As imagens foram feitas pelos satélites do Landsat, o mais duradouro programa de observação da Terra a partir do espaço, que em 2012 completa 40 anos.
O vídeo mostra um pedaço central do estado de Rondônia pelas lentes dos satélites americanos durante 37 anos. As imagens mostram que o desmatamento na região teve um padrão conhecido como “espinha de peixe”. Esta “espinha” é formada por uma estrada principal e diversas secundárias. O desmatamento avança primeiro ao longo da via principal, a mais antiga, depois pelos novos caminhos que são abertos perpendiculares à estrada original. No vídeo da NASA, a via principal possui 50 quilômetros, e as secundárias, até 4 quilômetros.
Com base nas imagens do Landsat, cientistas avaliam que a taxa de desmatamento da Amazônia entre os anos de 1978 e 1988 foi menor do que se pensava. No entanto, o impacto na biodiversidade foi bem maior. Isso porque o padrão “espinha de peixe” de desmatamento provoca a rápida fragmentação da floresta, isolando as espécies, e cria muito mais bordas entre as áreas desmatadas e a floresta natural, aumentando sua exposição à atividade humana.
 
Assista ao vídeo:

Portal Azbox
Trazendo informação para os leitores.
Categorias:NOTICIAS
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: